Para que servem os Psicólogos?

Para que serve o psicólogo?

Se por vezes alguns adultos revelam dúvidas sobre o que faz um Psicólogo, as crianças poderão ter maior dificuldade em perceber qual a função destes profissionais. Quem são, para que servem e o que fazem é aquilo que me proponho esclarecer neste texto dedicado aos mais pequenos, para que possam saber o que contar se precisarem de recorrer à ajuda psicológica.

É relativamente frequente, em consulta, à pergunta “Sabes o que faz um psicólogo?”, algumas crianças ainda responderem algo do tipo “Tratam os malucos” ou “ajudam as pessoas que não são boas da cabeça”. Estes estereótipos são para eliminar de uma vez por todas. Primeiro porque não há malucos mas sim pessoas com perturbações mentais ou défices nas suas diversas capacidades, e depois, porque qualquer pessoa dita “normal” poderá beneficiar do apoio de um Psicólogo, em algum momento da sua vida.
Psicologia infantilO Psicólogo pode ser um homem ou uma mulher. É alguém que escolheu estudar Psicologia, certamente porque gosta de pessoas e de as ajudar. O Psicólogo não é um amigo, ou seja, é alguém que aprendeu a ouvir e a entender os outros e aprendeu também técnicas e estratégias para poder ajudar as pessoas a ultrapassarem ou a lidarem com as suas dificuldades ou limitações. Os amigos são muito importantes na vossa vida e podem ajudar-vos muito, mas não são profissionais, e por vezes os problemas são muito sérios e precisam mesmo da ajuda de um profissional.

O Psicólogo não é um “bruxo” e não adivinha coisas nem lê os pensamentos. Também não tem uma “varinha mágica” para resolver problemas aos seus clientes. O Psicólogo ajuda as pessoas a encontrarem a melhor forma de resolverem os seus problemas e apoia-as nas suas tomadas de decisão mas não resolve os problemas sozinho. Trabalha em equipa, com as crianças e as suas famílias, de forma a encontrar a melhor maneira de lidar com as situações difíceis.

O que faz o psicólogo?O Psicólogo faz muitas perguntas mas não é por ser bisbilhoteiro. O Psicólogo pergunta muitas coisas para conseguir compreender o que o seu cliente pensa, sente ou porque se comporta de determinada maneira. Deve-se responder às perguntas do Psicólogo sempre com verdade, para que este possa fazer um bom trabalho. Deve-se confiar no Psicólogo pois este tem como regra a confidencialidade, ou seja, tudo o que o cliente diz ao Psicólogo fica guardado com ele e não conta às outras pessoas. À exceção de algo que possa colocar em risco a vida do próprio cliente ou de outra pessoa, toda a informação recolhida pelo Psicólogo, obedece ao sigilo profissional. No caso das crianças, o Psicólogo tem a necessidade de envolver os pais e por vezes professores ou outros familiares, para recolher informação para ajudar a criança, que é sempre o foco da sua intervenção. Porém, o Psicólogo apenas partilha com essas pessoas, aquilo que for “autorizado” pela criança e tudo o resto permanece em segredo.

psicologo consulta.jpgO Psicólogo pode trabalhar num hospital, numa escola, num centro de saúde, no centro de explicações ou ATL , num clube desportivo ou num consultório ou clínica privada. As consultas com o Psicólogo não têm que ser uma coisa aborrecida e desagradável para a criança. Por um lado, a criança não é obrigada a falar do que não quer. Por outro lado, o Psicólogo utiliza o desenho e o jogo ou a brincadeira para interagir com a criança e para recolher a informação de que necessita para compreender as suas preocupações. Muitas vezes o Psicólogo pede à criança (e aos pais) alguns “trabalhos de casa”. Esses trabalhos, não são como os da escola pois não há respostas erradas. Tudo o que a criança escreve ou regista corresponde àquilo que pensa ou sente e está sempre certo e por isso não causa ansiedade.

Para que serve um psicólogo?Ora bem criançada, o Psicólogo é uma pessoa de confiança à qual podem confiar os vossos “segredos” e falar abertamente dos vossos problemas e preocupações. Não vos diz o que têm que fazer mas sim ajuda-vos a pensar, a compreender as coisas, a forma como se sentem e apoia-vos quando têm que tomar decisões. Ensina-vos e treina convosco estratégias diversas para lidarem com as vossas múltiplas dificuldades, como por exemplo, estratégias de comunicação, para melhorar o vosso relacionamento com os outros.

O Psicólogo pode se um grande aliado para tornar a vossa vida melhor!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s