Regresso às aulas

Regresso as aulasÀ medida que as férias se aproximam do fim, os pais começam a pensar no regresso às aulas e a iniciar os preparativos necessários para tal, como a compra dos materiais e manuais escolares, bem como a adequação de horários e rotinas inerentes ao período escolar.

Ao perspetivarem o “regresso às aulas”, os pais começam a preocupar-se com o que vai ser o ano letivo e o percurso escolar ou académico dos seus filhos. Como vai a criança reagir à entrada para o primeiro ciclo, como vai o adolescente adaptar-se à nova escola e ao novo ciclo de estudos, a entrada para a faculdade do filho mais velho e a autonomia ou a falta dela que este revela, etc. etc. etc. Muitas são as preocupações dos pais e não são menos as expetativas que cada um constrói para com os seus. Serem felizes e terem sucesso nas várias dimensões das suas vidas, nomeadamente, a vida escolar e o bom aproveitamento. Sendo o passado um bom preditor do futuro, se a criança é boa aluna, os pais parecem levar esta fase do ano com maior tranquilidade mas se pelo contrário, a criança tem dificuldades escolares ou comportamentais, por exemplo, cresce nos pais uma preocupação que por vezes pode ser muito perturbadora da sua tranquilidade e da harmonia familiar.

De volta *a escolaPara os pais mais ansiosos e que muito especulam, perante a aproximação de um novo ano letivo, acerca do que irá ser o percurso académico dos seus filhos a regra é: Acalmem-se! Falem com os vossos filhos tranquilamente e tentem saber quais são as suas preocupações ou que dificuldades antecipam. Pensem que os vossos filhos também têm sentimentos acerca do “regresso às aulas” e que se para uns o momento é aguardado com entusiasmo e alegria, para outros o momento pode envolver alguma ansiedade, dúvidas e receios. Evitem um discurso muito moralista ou ameaçador, fuja da crítica e modere os conselhos e as recomendações. Em vez disso aja.

Back to schoolE como agir nesta fase do ano de recomeço? Pois bem, aqui ficam alguns pontos a que deverá estar atento e que deverá procurar definir com os seus filhos, logo no início das aulas, Em primeiro lugar estabeleça rotinas e bons hábitos de higiene do sono. As férias são um momento em que se quebram rotinas e cometem excessos, e em relação ao dormir, não é exceção. Estabeleça horários de deitar e claro, defina rotinas de final de dia/início da noite, que favoreçam o sono. Um sono descansado e reparador promove o bem-estar, a concentração e a atenção dos seus filhos. Para além disso, contribui para a regeneração das células, fundamental para quem está em desenvolvimento. Ensine os seus filhos a serem organizados. A utilização de agendas, horários, listas de materiais ou de tarefas, a arrumação dos materiais escolares em local próprio, etc., são práticas que podem ajudar a que nada fique esquecido nem perdido. Ajude os seus filhos a organizarem um espaço perto da secretária que deverá ser ocupado apenas pelo que precisam naquele momento. Incentive a que arrumem o seu local de estudo, diariamente, sempre que terminarem as tarefas do dia.

Regresso às aulasNão menos importante é a motivação. Aprendemos melhor se estivermos motivados para tal. Encoraje os seus filhos diariamente com palavras de incentivo e gestos afetuosos de modo a que se sintam confiantes de que serão capazes de ultrapassar dificuldades e de terem sucesso escolar. Mostre-lhes que confia neles e que acredita nas suas potencialidades, isso irá favorecer-lhes a autoestima e autoeficácia, tão necessárias para um bom desempenho. Valorize e reforce não apenas os sucessos mas também os esforços, ainda que estes possam não alcançar os objetivos finais. Fale abertamente com eles de modo a que se sintam à vontade para partilharem as suas angústias, dificuldades, medos ou bloqueios. Converse com os seus filhos sobre a escola mas tente não se focar apenas nas aulas e nas responsabilidades. Pergunte-lhes também como correram os intervalos, como e com quem brincaram ou passaram os tempos de recreio e tente saber se se sentem felizes, ou se pelo contrário, poderão estar com alguma dificuldade, por exemplo, relacional.

De volta à escolaEnsine e treine com os seus filhos várias estratégias de estudo, de modo a que possam escolher as mais eficazes para cada um deles e que passem a utiliza-las de forma consistente. Promova a autorreflexão, ou seja, procure que os seus filhos sejam capazes de refletir sobre como está a correr o ano letivo, quais são os seus pontos fortes ou as suas limitações, de modo a que eles próprios possam auto-avaliar o seu desempenho. Tente que eles próprios definam e implementem estratégias para melhorarem os resultados escolares pois assim irão adquirir mais autonomia e responsabilidade.

Aprender brincandoE nunca se esqueça que o brincar e o lazer têm que estar presentes nas vidas dos seus filhos. E na sua também! Tente não sobrecarregar muito o dia-a-dia dos seus filhos com múltiplas atividades extracurriculares. Eles precisam de ter algum tempo livre para fazerem o que querem, ou para simplesmente não fazerem nada. Promova atividades e momentos de lazer em família, beneficiará os seus filhos e a si próprio. Estas atividades são promotoras do bem-estar e equilíbrio necessários para uma existência familiar harmoniosa mas também para que os seus filhos possam alcançar a motivação e o entusiasmo, fundamentais para uma dedicação à escola e ao estudo, contínua e saudável. Algumas crianças e adolescentes apresentam dificuldades ao nível escolar (aprendizagem, comportamento…), que têm por base causas emocionais. Se suspeitar que algo se passa com o seu filho e que não está a conseguir identificar ou lidar com o problema, peça ajuda profissional. A psicóloga poderá através de uma avaliação cuidada, chegar a um diagnóstico, identificar um problema e apoiar a criança/jovem e a família na resolução do mesmo.

Regresso às aulasDesejo a todos, alunos e seus familiares, um excelente recomeço e um ano letivo com muito sucessos e momentos felizes!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s