A importância da intervenção psicológica em crianças e adolescentes

Se uma criança/adolescente conseguir modificar o seu comportamento ou o seu modo de pensar acerca de uma dificuldade, pode por um lado melhorar o seu desempenho, ou por outro lado adaptar-se à sua condição, de modo a aprender a lidar com ela de forma a que ela seja menos perturbadora, ou até mesmo transformar a sua fraqueza em força.

De acordo com a opinião de vários especialistas nesta área, a intervenção psicológica em crianças e adolescentes deve contemplar vários domínios: físico, cognitivo, emocional e social. Qualquer avaliação implicará a inclusão destes 4 domínios, no sentido de perceber o funcionamento da criança e de orientar o plano de intervenção de modo a torna-lo mais completo, atrativo e eficaz. Ainda que as dificuldades apresentadas pela criança/jovem possam manifestar-se essencialmente num dos domínios, certo é que todos eles se interrelacionam e influenciam. Deste modo e a título de exemplo, se um jovem apresenta dificuldades ao nível do sono, o ensino e treino de estratégias de higiene de sono, que ao mesmo tempo incluem mudanças de comportamento e aquisição de hábitos de vida saudáveis, irá não só beneficia-lo no que diz respeito à qualidade do sono como também trazer-lhe vantagens ao nível físico, cognitivo e emocional.

Quando o que está em causa é a falta de capacidade de atenção e de concentração, poderá estar em causa também o desempenho escolar e o sucesso académico, comprometendo o futuro. Intervir no sentido de potenciar essas capacidades, irá permitir à criança atingir resultados mais satisfatórios, o que vai também aumentar a sua autoestima e autoeficácia, tornando-se numa criança mais segura e confiante para aceitar desafios e alcançar objetivos. A inteligência emocional é outro aspeto que pode ser melhorado através da intervenção psicológica. Reconhecer e compreender as suas emoções bem como as dos outros, vai permitir à criança/jovem lidar com essas mesma s emoções de forma mais adaptativa, e, ao mesmo tempo, ajudar a desenvolver o sentido de empatia, tão necessário nas relações interpessoais.

Crianças ou jovens que apresentem dificuldades na resolução de problemas e tomadas de decisão irão certamente poder aprender e treinar com o seu psicólogo, técnicas que lhes irão facilitar as suas escolhas e decisões, ao mesmo tempo que podem aprender a lidar com as emoções decorrentes desses processos. A gestão do tempo, o controlo da ansiedade e da impulsividade ou a forma de lidarem com a raiva e a frustração, são questões que podem fazer parte de um plano de intervenção psicológica. Também as competências sociais e a resolução de conflitos podem ser áreas muito importantes a trabalhar com algumas crianças e adolescentes, que por uma questão de temperamento e características individuais e/ou contextuais, podem não ter desenvolvido essas competências de forma natural e espontânea.

Assim, a avaliação psicológica e a possibilidade de intervenção, tendo como ponto de partida uma dificuldade apresentada pela criança/adolescente ou pelos seus pais ou cuidadores, pode tornar-se muito mais abrangente do que aquilo que inicialmente se preconiza. A criança/jovem, ao comprometer-se em colaborar com o seu psicólogo com o objetivo de “mudar o que está mal” irá beneficiar de inúmeras aprendizagens que o vão ajudar a crescer, a desenvolver-se, a lidar com os outros e a conhecer-se a si mesma, tendo em vista uma melhor adaptação ao meio e aos diferentes contextos que irá ter que enfrentar ao longo da sua vida. Quanto mais precoce for a intervenção, maior será o benefício, pois quanto mais cedo aprender, mais tempo de vida terá para por em prática todas as aprendizagens que orientam para um melhor ajustamento social e consequente aumento da qualidade de vida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s