O que esperar da 1ª consulta?

Para que serve a primeira consulta?

tulipasA primeira consulta consiste numa sessão de triagem, gratuita e com a duração de cerca de 30 minutos. Tem várias finalidades, entre elas, permitir um primeiro contacto entre o/a cliente (ou os pais, no caso de se tratar de uma criança) e a psicóloga. Nesse primeiro contacto o /a cliente terá a oportunidade de conhecer o âmbito do trabalho da psicóloga, no que diz respeito às suas principais áreas de intervenção, mas também de perceber se sente empatia e à vontade com aquela profissional que se propõe ajuda-lo/a no seu problema.

Para além desse primeiro contacto pessoal, a primeira sessão servirá também para que a psicóloga tome conhecimento geral acerca do caso, no sentido de perceber se está dentro das suas competências acompanha-lo, ou se pelo contrário, as suas queixas e preocupações, levam ao reencaminhamento para outro profissional, ou outra área de intervenção. Por outro lado, ao tomar conhecimento acerca do problema, a psicóloga poderá de imediato iniciar o processo de avaliação e avançar desde logo um passo em direcção ao diagnóstico.

O/a cliente poderá ainda colocar outras questões que considere pertinentes, e que se prendam com a relação terapêutica, a fim de esclarecer dúvidas ou ideias pré-concebidas, que possam interferir com o processo terapêutico.

 

 

O processo terapêutico é um caminho que se percorre desde o primeiro momento em relação.

Contacte-me por telefone ou email e agende já a sua primeira sessão!