Sobre mim

Fotografia de Gracinda Santos

 

O meu nome é Gracinda Santos, sou Psicóloga Clínica e membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com a cédula profissional Nº 22391. A Psicologia foi uma área que abracei e que procuro desenvolver através da minha prática profissional mas também da formação contínua e da partilha com pares, em grupos de supervisão e intervisão. Fiz a minha Licenciatura em Ciências Psicológicas na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, assim como o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, na mesma instituição.

Estudar Psicologia levou-me a compreender o outro, a aceitar cada perspectiva,  a ouvir sem julgar, a entender que todos têm o direito de pensar, de sentir e de se comportar de forma individual e também a perceber que o normal não existe, mas sim o direito de se poder  ser diferente.

Trabalhei com crianças e adolescentes no Hospital de Santa Maria, no Departamento de Medicina do Adolescente e actualmente trabalho na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, na Consulta de Atendimento à Comunidade e em consultório privado, com crianças, adolescentes e adultos.

À semelhança de muitas outras, esta é uma profissão que requer actualização constante para que a ajuda ao outro seja pautada pela seriedade, qualidade e respeito. A formação ao longo da vida é uma regra para mim e vai ao encontro da minha vontade de aprender sempre mais para poder fazer cada vez melhor!

As minhas características pessoais enquanto profissional centram-se no respeito pelos princípios éticos, responsabilidade, flexibilidade, confidencialidade, empatia, aceitação e assertividade.

E agora aqui estou eu, no mundo virtual a dar-me a conhecer, a divulgar o meu trabalho e a partilhar esta minha vontade de pensar, reflectir e escrever sobre temas da Psicologia.

Assumindo o compromisso de ajudar e apoiar todos os que por alguma razão se encontrem com dificuldade em seguir em frente, em ultrapassar obstáculos ou em lidar com problemas e adversidades, coloco-me ao dispor dos que possam precisar de ajuda.

Estou por aqui, contactem-me!