
A Marta tem 13 anos e anda em acompanhamento psicológico por problemas de ansiedade social e baixa autoestima, com grande prejuízo no seu desempenho escolar. Utiliza frequentemente estratégias de evitamento, faltando às aulas por queixas somáticas. Em sessão, a Marta verbaliza:
“Eu acho que fui sempre um bocado tímida mas quando era mais pequena era diferente, éramos todos pequenos e parece que os outros me aceitavam melhor. Agora olham para mim de forma diferente por ser baixa e ter estas borbulhas horríveis (cora). Chego a ter dores de cabeça e vomitar quando chega a hora de ir para a escola…”
Partilhe o texto com os seus amigos!
Publicado por Gracinda Santos
Psicóloga Clínica - Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Núcleo Saúde e Doença) pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e formação em Psico-Oncologia pela Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental.
Avaliação e acompanhamento psicológico a adolescentes e adultos (individual ou casal).
Ansiedade, Depressão, Dificuldades Relacionais, Dificuldades na Parentalidade, Perturbações do Comportamento Alimentar, Dificuldades de Adaptação à Doença Crónica e Processos de Luto.
Ver todos os artigos de Gracinda Santos