Psicoterapia = Relação de Ajuda

psicoterapia-relação-de-ajudaA psicoterapia é uma relação de ajuda assimétrica mas de carácter colaborativo entre o psicólogo/terapeuta e o cliente, que vai evoluindo ao longo do tempo.

Tem início com um pedido de ajuda/apoio feito por parte do próprio cliente ou de alguém por si, que advém de problemas, dificuldades ou perturbações relacionadas com o foro psicológico, de origem diversa mas com um objectivo muito específico – provocar a mudança de modo a aumentar o bem-estar, tendo em vista o aumento da qualidade de vida do sujeito.

A motivação do Psicólogo define-se como o impulso que o faz agir de modo a atingir um determinado objectivo ou meta, sendo um elemento essencial, para a sua realização profissional, para a eficácia da intervenção e para o desenvolvimento do ser humano.
O trabalho psicoterapêutico tem como objetivo central a oportunidade de ajudar o cliente através de uma atitude autêntica, compreensiva e de aceitação, desprovida de julgamentos e em que a flexibilidade, o comprometimento, a tolerância e o respeito pelos princípios éticos sejam uma constante.
A intervenção é certamente motivo de grande satisfação pessoal e realização do profissional, sempre que os resultados venham a revelar uma melhoria na qualidade de vida do cliente.
Não menos importante é a motivação do cliente, pois este terá que reconhecer que o seu problema é de natureza psicológica de modo a não comprometer a eficácia da terapia.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s