Perturbação Desafiante de Oposição (PDO)

Oposição e desafio

A Perturbação Desafiante de Oposição (PDO) enquadra-se nas Perturbações Disruptivas do Controlo dos Impulsos e do Comportamento, e constitui um problema que tem vindo a crescer e a preocupar cada vez mais as famílias, os profissionais de saúde e do ensino, bem como a sociedade em geral.

Esta perturbação caracteriza-se por um padrão persistente de comportamentos conflituosos e desafiantes, humor irritável, atitudes rancorosas e vingativas. A desobediência e hostilidade manifestam-se particularmente perante as figuras de autoridade (e. g. pais, outros cuidadores e professores). Trata-se de uma perturbação psicológica muito comum na criança e no adolescente, que pode perturbar de forma significativa todos os contextos da sua vida.

Perturbações do comportamentoA perda frequente do controlo, os sentimentos de raiva e ressentimento, as discussões com adultos ou grupo de pares, o culpar os outros pelos seus próprios erros e o incumprimento de regras, são exemplos de atributos presentes nesta perturbação, que podem ter um impacto muito negativo nas diferentes áreas funcionais da criança ou do adolescente (e. g. familiar, educacional, social, …).  Por vezes estes comportamentos podem observar-se apenas em casa ou com membros da família, e neste caso a perturbação é considerada de menor gravidade do que se os comportamentos se apresentarem de forma global, ou seja, nos vários contextos de vida da criança.

Muitos dos comportamentos descritos são normativos entre irmãos, assim, para que se possa chegar ao diagnóstico correto, a avaliação da criança deverá incluir a observação da sua interacção com outras pessoas. Uma vez que as birras são comuns nas crianças em idade pré-escolar, torna-se necessário estabelecer muito bem o limiar de diagnóstico, sendo a frequência e a intensidade dos comportamentos, assim como o grau em que estes afectam o dia-a-dia da criança e da família, critérios muito importantes.

Oposição e desafio

As causas desta perturbação não estão completamente esclarecidas, porém, parecem resultar de uma complexa combinação de factores biológicos, psicológicos e ambientais. Características temperamentais como a baixa resistência à frustração ou a dificuldade na regulação das emoções, podem ser preditivas do desenvolvimento PDO. O estilo de educação muito severo ou pelo contrário, negligente ou inconsistente, poderão também ter um papel influenciador neste tipo de perturbação. Em termos de prevalência estima-se que varie entre o 1% e os 11%, no entanto é variável consoante a idade e o género, sendo mais frequente em rapazes (1,4:1). Os sintomas aparecem habitualmente antes da idade pré-escolar e muito raramente na adolescência. A sua comorbilidade com outras perturbações comportamentais ou do desenvolvimento é frequente (e. g. PHDA) assim como também não é rara a associação desta perturbação com o aparecimento de problemas de ansiedade ou depressão. As crianças ou adolescentes com PDO têm maior probabilidade de virem a desenvolver problemas de ajustamento na idade adulta (e. g. comportamento antissocial, abuso de substâncias, …) o que os pode conduzir a comportamentos delinquentes.

Oposição e desafio

A abordagem terapêutica deverá ser multidisciplinar e combinar a intervenção psicológica baseada na terapia cognitivo-comportamental, com estratégias de psicoeducação e intervenção parental. Por vezes e devido às outras perturbações existentes, a intervenção farmacológica pode ser benéfica. Em termos de prognóstico, este pode ser favorável para muitos indivíduos, sobretudo para aqueles a quem lhes é facultada uma intervenção precoce, ou seja, em tempo útil.

 

Fonte: DSM-V – Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (Quinta edição) de American Pshychiatric Association

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s