Resolução de problemas

Tomada de decisãoÉ comum ouvir-se dizer que todos temos problemas. Uns de nós mais dados a “problematizar” e outros menos, o facto é que os problemas existem e andam por aí para serem resolvidos, caso contrário, permanecem como uma nuvem negra que paira sobre as nossas cabeças, incomodando, incomodando…

Há problemas e problemas, ou seja, há problemas de fácil resolução, na medida em que sabemos exatamente o que fazer para nos livrarmos deles, mas há outros, que por várias ordens de razão, são mais difíceis de solucionar pois implicam a tomada de decisões importantes que têm que ser bem ponderadas. Vários são os fatores que contribuem para a dificuldade que possamos ter em resolver um determinado problema. Ou porque o assunto implica gastos inesperados, ou porque nos obriga a alterar as nossas rotinas e vem revolucionar o nosso quotidiano, ou porque pode causar algum tipo de conflito ou mal-entendido com alguém ou porque nos encontramos num período particularmente difícil, em termos emocionais, o que nos condiciona e dificulta a tomada de decisão. Certo é que resolver um problema nem sempre está ao nosso alcance mas também é certo, que muitas vezes está, só não sabemos como.

Tomada de decisãoSabe-se que hoje em dia, são muitas as pessoas que se encontram com a sua saúde mental debilitada por perturbações como a ansiedade ou a depressão. Sabe-se também que tanto num caso como noutro, a capacidade de discernir pode estar afetada e a resolução dos problemas, comprometida. O que fazer então numa situação como esta? Procurar ajuda junto a uma psicóloga (ou um psicólogo). Os casos de patologia associada à ansiedade ou à depressão são cada vez mais prevalentes na nossa população e há que perder o medo, a vergonha ou o que quer que seja que esteja relacionado com o estigma de procurar ajuda psicológica.

Tomar decisões

A psicóloga não tem uma “varinha mágica” que resolve os problemas aos seus clientes (era bom, era…) mas tem, pela sua formação e experiência profissional, um conjunto de técnicas e de estratégias que pode implementar com a pessoa em dificuldades, no sentido de a ajudar, ou a resolver, ou a lidar com os seus problemas, adversidades ou contrariedades. As técnicas cognitivo-comportamentais apresentam em inúmeros estudos científicos, quer nacionais, quer internacionais, evidência da sua eficácia, tanto na resolução de problemas como na implementação de estratégias de “coping” para se aprender a lidar com eles, enquanto não há efetivamente uma solução.

Tomar decisõesO modo como pensamos sobre as coisas influencia diretamente a forma como nos sentimos e consequentemente, os nossos comportamentos. Resolver um problema, por vezes, implica a mudança de um comportamento. A intervenção psicológica pode levar a que a pessoa consiga observar a problemática em questão por uma outra perspetiva, pensar sobre ela de um modo diferente, modificar deste modo as suas emoções em relação à situação e passar a lidar com ela de forma mais adaptativa, com menor sofrimento. Por outro lado, a psicóloga pode apoiar a pessoa na exploração de alternativas possíveis à resolução de um determinado problema, na escolha da melhor opção e na implementação de um plano de ação e respetiva monitorização e avaliação da sua eficácia na resolução do dito problema.

DecidirAssim, não hesite em pedir ajuda! Se está mais frágil, ansiosa (o) ou se se sente deprimida (o) e com dificuldade em tomar decisões, não fique à espera que os seus problemas se resolvam por si só. Por vezes, pode ser uma estratégia que funciona mas muitas outras vezes, só fará arrastar uma situação difícil, que pode até intensificar-se na sua gravidade e que pode impedir que se sinta feliz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s