Aceitar ajuda e manter o compromisso

O Fernando e a Luísa são casados há 5 anos e procuraram apoio psicológico há cerca de 1 ano. A relação enfrentava desafios, ao momento, que ameaçava a sua manutenção e a felicidade de ambos. No início, a Luísa vinha sozinha ás consultas, mas ao fim de poucas semanas, pediu-me se podia incluir o Fernando no processo terapêutico. Sim, claro que sim. Como mediadora nesta relação, que continua “de vento em poupa”, fui-lhes mostrando diferentes perspectivas, diferentes formas de pensar, diferentes formas de agir. Aos poucos foram aprendendo a conhecerem-se melhor, a verbalizar os seus sentimentos, a compreender os desejos e as escolhas um do outro, a aceitarem o que não se consegue modificar e também a perdoar…

Hoje a relação está mais tranquila e mais satisfatória. Há mais partilha, há mais alegria e mais certezas. A certeza de quererem continuar a caminhar juntos. A certeza de quererem ter filhos, alargar a família e serem mais felizes. A certeza de que, apesar dos obstáculos e dos desafios do dia-a-dia, já se compreendem melhor, já conseguem relativizar e até aprenderam a utilizar o humor, como estratégia para lidar com algumas situações que vão enfrentando. O Fernando e a Luísa não desistiram, não foram pelo caminho mais fácil. O processo de mudança, ainda em curso, dá trabalho, implica esforço, dedicação e muita compaixão e aceitação, para que juntos, hoje , mantenham o compromisso!

No final da última sessão, o Fernando despediu-se da Psicóloga dizendo: “Obrigada por tudo, obrigada por existir nas nossas vidas”! É bom sentir que ajudei a pensar diferente, a sentir diferente e a fazer melhor ❤

Deixe um comentário