Quando o bebé chora…

Bebé que choraLidar com o choro dos nossos filhos pequenos pode por vezes ser um grande desafio nas nossas vidas. É sem dúvida um teste à nossa paciência e à nossa capacidade de entender e responder de forma adequada a esse mesmo desafio.

Os bebés não são todos iguais, e nós, os pais, também não. À nossa maneira tentamos fazer todos, ou quase todos, o melhor que sabemos para que as nossas crianças cresçam e se desenvolvam o melhor possível. Mas como lidar com um bebé chorão ao qual parece que tudo incomoda? O que fazer com um bebé que chora, grita e esperneia, a toda a hora, e que deixa os pais desesperados, cansados e ansiosos?

Os bebés não choram para aborrecer os pais. O choro é a maneira que os bebés têm de dizerem que algo se passa, que alguma coisa não está bem. Quando os bebés choram, precisam de ser consolados e atendidos para se sentirem seguros e valorizados. Isto não significa que estão a ser mimados, estragados. Dar atenção e consolar o seu bebé que chora vai formar a base de uma boa relação com o seu filho. As crianças que, desde o início, têm um relacionamento forte, estável e positivo com os seus pais ou cuidadores, baseado na confiança, cuidado e atenção, têm no futuro menor probabilidade de vir a desenvolver problemas de comportamento.

Baby cryNão castigue um bebé que chora e por favor, não o sacuda. O castigo e a punição não resolvem as razões do choro e podem até causar danos cerebrais. As reacções bruscas e severas assustam o bebé e podem piorar a situação. Por vezes, cansados, os pais tendem a ter reacções impensadas em vez de respostas adequadas. Respire fundo, pare para pensar e tente ser paciente. Procure entender os motivos do choro e verifique se há um padrão. Certifique-se de que as necessidades básicas do seu bebé estão satisfeitas (fome, sede, calor, frio, desconforto da fralda suja, etc.). Seja sensível ao que o seu bebé precisa, mudar a fralda não lhe vai tirar a fome, assim como dar-lhe a chucha não lhe irá retirar o calor que sente por estar com uma roupa muito quente.

Choro do bebéEm termos neurológicos, quando o seu bebé chora significa que ele está em stresse. Está a pedir ajuda porque depende de si. As situações de stresse favorecem a libertação de cortisol, o que é prejudicial para o desenvolvimento neuronal do seu filho. Descubra de que forma é que o seu bebé gosta de ser acalmado: uns gostam de lugares calmos e com pouca luz, outros preferem ruído e claridade. Tente agir de acordo com o que é mais tranquilizador para o seu filho.

Se estiver exausta (o), o que não é raro de acontecer a muitos pais, procure delegar o controlo da situação no seu companheiro (a) ou noutra pessoa da sua rede de apoio que a possa substituir. Por vezes, sair da situação e pedir ajuda é mesmo necessário para recuperarmos a nossa homeostáse e conseguirmos continuar a dar o melhor de nós.

Choro do bebéProcure dedicar um tempo para brincar com seu bebé todos os dias e criar com ele um relacionamento forte, cúmplice e carinhoso. Crie e mantenha rotinas diárias para ajudar seu bebé a sentir-se seguro e confiante. A previsibilidade das rotinas ajuda o seu bebé a autorregular-se. Ser mãe ou pai não é tarefa fácil mas é na maioria dos casos muito compensadora. Entender que o seu filho depende de si é sem dúvida uma grande responsabilidade mas é também a possibilidade de agir de modo a facilitar e promover o desenvolvimento saudável de um ser humano, que afinal é apenas o ser mais importante da sua vida.

2 thoughts on “Quando o bebé chora…

  1. Gostei muito do texto e identifico-me.
    Tenho uma bebé de 2 meses que chora muito a andar no ovo (seja no carrinho de rua ou no automóvel).
    O que nos parece, é que chora porque não consegue adormecer sozinha e fica cansada e sem saber como “desligar”.
    O choro incomoda-nos muito, mas temos que viajar, e sair à rua (o que cada vez é mais stressante).
    Qual a melhor maneira de lidar com uma situação destas?
    Obrigada

    Gostar

  2. Obrigada pelo seu comentário e parabéns pela sua bebé 😊
    Se associa o choro da sua bebé ao ovo isso poderá querer dizer que ela tem dificuldade em se adaptar às situações de saídas e fica mais agitada. No entanto, ela é ainda muito pequenina o que torna mais difícil identificar as causas…
    A esta distância o que lhe posso dizer é que tente acalmar a bebé nesses momentos mais difíceis mantendo a sua calma e com a certeza de que com o tempo, o comportamento da criança vai certamente mudar.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s