Os sentimentos explicados às crianças

Sentimentos e emoções desempenham um papel muito importante na vida dos seres humanos e na sua sobrevivência. As emoções são as respostas do nosso organismo aos estímulos exteriores mas também aos nossos pensamentos. O modo como pensamos sobre alguma coisa vai determinar a forma como nos vamos sentir e até comportar.

Como já deves ter aprendido, todos nós, salvo algumas exceções, temos 5 sentidos: a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato. Desta forma conseguimos sentir o que nos rodeia, ou seja, vemos o que se passa à nossa volta, conseguimos ouvir os sons, sentimos o sabor do nosso fruto preferido, o cheiro do sabonete e a maciez da roupa em contacto com a nossa pele. Tudo isto que tu consegues sentir está fora do teu corpo. No entanto, há muitas outras formas de sentir através de coisas que acontecem dentro do teu corpo, ou seja, através dos teus pensamento e sentimentos. Tudo o que os teus sentidos captam vai armazenar-se dentro de um “armário” com diversas “gavetas” e que se chama memória. A memória corresponde a sons, sabores, imagens, etc. que já sentiste e que o teu corpo guardou. Quando recordas essas memórias, o teu corpo reage e a essa reação chama-se emoção. Por exemplo, se ouviste uma música que gostaste e te deixou alegre, ao recordá-la vais sentir alegria. Por outro lado, se vires uma imagem assustadora, sempre que recordares essa imagem vais sentir-te assustado. Essas emoções vão dar origem a sentimentos e estes podem ser muito variados.

A “família” dos sentimentos é grande e há sentimentos bons e sentimentos maus. Os sentimentos bons são por exemplo a alegria, a calma, a surpresa, o orgulho e muitos mais. Os sentimentos maus são a tristeza, a culpa, a raiva, a solidão ou o arrependimento, entre muitos outros. Se fores brincar com um amigo, o mais provável é que te sintas alegre, se tiveres uma boa nota no teste poderás sentir-te orgulhoso, mas, se tratares mal um colega poderás sentir-te arrependido ou se não puderes ir à festa de aniversário do teu melhor amigo, vais certamente sentir tristeza. São os teus pensamentos e o modo como vês as coisas que vão determinar aquilo que vais sentir. E a forma como te sentes vai dar “instruções” ao teu corpo para que ele saiba como se comportar. Se estiveres feliz, vais dar pulos, rir, cantar e saltar. Pelo contrário, se te sentires triste, vais possivelmente ficar quieto a um canto, silencioso ou até mesmo a chorar.

É muito importante que saibas quais são as coisas ou as situações que te provocam os sentimentos bons como a alegria ou os sentimentos maus como a tristeza. Também é muito importante conseguires identificar como é que o teu corpo responde aos vários sentimentos. Por exemplo, ao sentires medo, possivelmente o teu coração bate mais rápido, sentes calor no rosto e um “aperto” no peito ou até mesmo falta de ar. Esses são os sinais da ansiedade e se os conseguires identificar assim que eles começam, podes evitar uma situação de descontrolo. É fundamental que conheças as várias emoções e que saibas o que fazer para conseguires sentir muitas vezes os sentimentos bons e seres feliz. Mas também é muito importante que saibas reconhecer o que te causa os sentimentos maus, para que os possas evitar, para que não te sintas infeliz. Por vezes, não é muito fácil reconhecer e identificar tantas emoções diferentes. Este é um trabalho que poderás fazer com a ajuda da Tua Psicóloga! Ela poderá ajudar-te a identificar, controlar e gerir as tuas emoções para que possas ser uma criança mais tranquila e alegre.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s