Estar deprimido significa estar triste? Não, tristeza e depressão não são a mesma coisa!
A tristeza é um sentimento normal. Já todos nós nos sentimos tristes alguma vez, sem que estivéssemos deprimidos. O sentimento de tristeza pode ter diversas causas, geralmente conhecidas e que podem estar relacionadas, entre outras, com a vivência ou a recordação de algo desagradável, como uma perda. A pessoa sabe porque é que está triste. Habitualmente é um sentimento passageiro, que se vai amenizando à medida que o tempo vai passando, não precisando de tratamento.
A depressão é uma doença que afecta o humor, gerando tristeza profunda e desproporcionada, que persiste no tempo e que não precisa de ter um motivo que a justifique. A depressão pode ter associados sintomas físicos, como por exemplo a sensação de cansaço, falta de apetite e dificuldades de sono. Pode também comprometer o funcionamento cognitivo através da diminuição da capacidade de concentração e atenção, memória, bem como dificuldades na tomada de decisões. Comum na depressão é também a incapacidade do indivíduo em obter prazer em actividades anteriormente prazerosas. Outros sintomas da depressão podem incluir a diminuição da energia, agitação ou lentificação psicomotora, ansiedade, baixa da autoestima, sentimentos de culpa e em casos mais graves, ideação suicida.
Numa fase inicial, pode confundir-se tristeza com depressão pois as diferenças podem ser subtis, no entanto, sentimentos de tristeza persistente e com uma duração superior a duas semanas necessitam de ser avaliados, para que se possa iniciar uma intervenção. Esta, muitas vezes pode ter que incluir o acompanhamento médico e a toma de fármacos, em concomitância com o acompanhamento psicológico, no sentido da obtenção de uma maior eficácia tendo em vista a rápida e consistente melhoria do estado de saúde do indivíduo.