Crianças e redes sociais: reais e virtuais

Hoje em dia falar de redes sociais remete-nos para o mundo virtual, tão apelativo para os adolescentes mas também para as crianças mais novas. A partilha de fotos e vídeos, bem como os likes e comentários que estes originam são fortemente valorizados, para o bem, e para o mal…Porém, existe uma rede de pessoas, reais, que se forma á volta da criança e que a acompanha ao longo do seu desenvolvimento. Essa é a verdadeira rede de apoio social.

Ao longo do curso de vida a rede de apoio social vai-se modificando, havendo elementos que entram e outros que saem, conforme a fase da vida em que o indivíduo se encontra. No entanto, as dimensões da rede social são tipicamente 3: familiar, escolar e comunitária. A família nuclear constitui-se como o anel mais próximo da criança desde o seu nascimento. Ao nascer, a criança é habitualmente rodeada pelos pais, irmãos e avós, sendo estes por norma os elementos mais comuns de suporte socio-emocional. Provedores de alimento, afeto e outros cuidados, a família constitui a rede que acolhe a criança e a protege. Noutro anel mais alargado, encontram-se outros familiares como tios, primos ou avós geograficamente mais distantes. Estes elementos estão habitualmente presentes na vida da criança em momentos significativos como aniversários e outras festividades, mas também podem constituir um meio de suporte importante em momentos de doença ou outras dificuldades, como por exemplo a separação dos pais.

A dimensão escolar está presente na vida da criança, em muitos casos desde a mais tenra idade. Deste modo, os elementos constituintes desse contexto, assumem um papel social de apoio ao desenvolvimento da criança, muito importante. Educadores, auxiliares de ação educativa e outros técnicos presentes em contexto escolar, fazem parte de uma rede de apoio de grande proximidade e relevância no desenvolvimento de competências a vários níveis mas também como suporte emocional e instrumental. Os colegas de escola são a outra parte da rede que apoia e suporta a criança. A partilha de brincadeiras, de momentos lúdicos e de aprendizagens comuns, estabelece laços de proximidade e identificação das crianças umas com as outras e desenvolvem-se por vezes amizades para a vida. Assim, o contexto escolar oferece apoio por meio das pessoas que o formam, tendo um impacto significativo na vida da criança, quer por parte dos mais velhos como modelos, quer por parte dos pares, como parceiros e companheiros de descoberta.

A dimensão comunitária refere-se a todos aqueles que fazem parte da vida da criança, quer por relações de vizinhança, quer por integrarem atividades comuns, num espaço físico de proximidade, em que as regras e costumes culturais são partilhados. São exemplos as relações que se estabelecem na catequese, escuteiros, nas atividades desportivas extracurriculares, atividades musicais e recreativas, entre outras. É ainda de salientar a importância do serviço de saúde que acompanha a criança, que oferece um apoio social de caráter técnico e da saúde, que tem como objetivo acompanhar as diferentes fases do desenvolvimento infantil através da promoção da saúde e da prevenção da doença. Esta rede inclui o pediatra, o enfermeiro (ex. vacinação) e por vezes outros técnicos como o psicólogo ou o terapeuta da fala. Todos estes elementos estão lá, disponíveis para o suporte social especializado, indispensável ao saudável desenvolvimento infantil.

Assim, antes de aderir às redes sociais virtuais, a criança deverá conhecer a sua rede de apoio social real, fazer o seu desenho enumerando os vários elementos constituintes por ordem de proximidade, relevância e interação, de modo a perceber o mundo que a rodeia em termos de suporte instrumental, social e emocional. Só desta forma, estando ciente de quem realmente importa na sua vida e tomando consciência do papel que cada elemento da rede representa, a criança/jovem estará preparada para integrar as redes sociais digitais, conferindo-lhes apenas o valor relativo que estas representam, sabendo que para exporem as suas dúvidas, dificuldades e angústias, dispõem de uma rede real, eficaz, confiável e protetora.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s