
A psicologia da educação é o estudo científico dos processos psicológicos em contexto educacional. O psicólogo educacional desempenha um papel de extrema importância em contexto escolar ou académico, tendo em conta os inúmeros desafios que os tempos atuais oferecem.
A psicologia educacional é uma ciência aplicada com o rigoroso conhecimento dos métodos de investigação e avaliação em psicologia, e das formas de os utilizar na prática do dia-a-dia, em diferentes situações e de intervir e regular essa intervenção. Assim, a psicologia da educação serve para ajudar a alcançar objetivos em melhores condições, permitindo uma maior qualidade, eficácia, segurança, controlo, planeamento, flexibilidade, adaptabilidade e previsibilidade dos processos educacionais.

Podemos olhar a psicologia da educação sob duas perspetivas: proactiva e reativa. No que diz respeito á perspetiva proactiva, esta destina-se á criação de novos projetos educacionais, de novos produtos, da investigação e inovação, da prevenção individual ou comunitária e do planeamento e avaliação da qualidade. Sob o ponto de vista reativo, a psicologia educacional dedica-se á definição, avaliação e diagnóstico de problemas, ao aconselhamento educacional, á intervenção individual, grupal ou comunitária (remediação e ajuda psicológica). De referir ainda o apoio em processos de tomada de decisão, colocação, referência ou decisão educacional.

O psicólogo educacional tem vários tipos de funções, nomeadamente o aconselhamento, a orientação, a consultadoria e a coordenação. Na primeira, o psicólogo deverá manter uma relação personalizada com o aluno ou agente educativo, pautada pela confidencialidade, com o objetivo de ajudar a resolver, reagir ou superar determinados problemas, dificuldades ou limitações. Esta atuação poderá ser feita individualmente ou em grupo. No que se refere á função de orientação, o psicólogo educacional deverá promover o desenvolvimento progressivo de planos e projetos pessoais, de desenvolvimento do percurso escolar/académico e da carreira ao longo da vida. Pode ocorrer individualmente ou em grupo, em programas conduzidos pelo psicólogo ou em colaboração com outros agentes educativos.

Em contexto de psicologia educacional, a função de consultadoria deverá incluir atividades em que o “consultor” trabalha com pais, professores, administradores, outros psicólogos escolares, assistentes sociais e outros elementos do contexto educativo, de forma a planear, desenvolver e aplicar estratégias de ajuda aos estudantes, tendo como objetivo o sucesso escolar/académico e a qualidade da aprendizagem. A coordenação refere-se a um processo de liderança de equipas e instituições, tendo em vista a organização, manutenção e avaliação de programas de intervenção psicológica em diferentes contextos educativos.

O psicólogo educacional deverá possuir uma formação teórica sólida, profunda e atualizada, bem como facilidade na comunicação e no estabelecimento da relação. Deverá ser autónomo, autodisciplinado e autorregulado, com um grande poder de adaptação a diferentes realidades, contextos, culturas e situações, e ainda ter a capacidade de lidar com a complexidade, mas também de inovar e recriar. A resiliência e a assertividade devem também fazer parte do reportório de competências do psicólogo educacional, tal como a capacidade de tomar decisões e de mediar conflitos.

Em suma, trabalhar as questões relacionadas com dificuldades de aprendizagem, sucesso no desempenho, prevenção do stresse, prevenção do risco, regulação emocional, educação para a criatividade e promoção do bem-estar em contexto escolar, são algumas das tarefas do psicólogo educacional. De referir também a sua importância na fundamental avaliação psicológica, nos processos motivacionais e vocacionais, no desenvolvimento pessoal, no desenvolvimento de competências relacionais, bem como na educação sexual e prevenção de comportamentos sexuais de risco.

Como se pode observar, o papel do psicólogo educacional é de enorme importância em contexto escolar, pelas múltiplas possibilidades em termos de áreas de intervenção. Quanto ao perfil do psicólogo educacional, este deverá ser emocionalmente inteligente e assertivo, características fundamentais para que a sua ação tenha um impacto positivo nos alunos e restante comunidade escolar. Para fazer efetivamente a diferença, numa época em que a conjetura socioeconómica e o desenvolvimento tecnológico testam sistematicamente cada um de nós, a capacidade de se relacionar é talvez a característica mais relevante do perfil de um psicólogo da educação.

Fonte:
COP. (2008). Perfiles profisionales de psicólogo e psicología de la educación. Consultado em 16 de Fevereiro de 2023 através de http://www.cop.es/perfiles/contenido/educativa.htm