A Perturbação de Ansiedade Social, também conhecida como Fobia Social, caracteriza-se por ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição a certos tipos de situações sociais ou de desempenho, que frequentemente conduzem ao comportamento de evitamento.
A timidez pode considerar-se uma forma de evitamento social e caracteriza-se pela preocupação pela avaliação dos outros principalmente em ambientes novos, causando ansiedade e comportamentos de inibição no que tem a ver com a interacção social.
Na Perturbação de Ansiedade Social o indivíduo revela um medo persistente de situações sociais caracterizado por uma generalizada inibição social, timidez e comportamentos de evitamento.
Tendencialmente a idade de início deste tipo de perturbação é entre os 8 e os 12 anos, podendo persistir na idade adulta principalmente se não for sujeita a intervenção, com risco acrescido para o desenvolvimento de perturbações depressivas e o abuso de substâncias. Embora o medo da avaliação por parte dos outros possa ser normativo na adolescência, se em excesso, deverá ser alvo de intervenção não apenas no sentido de evitar comorbilidades futuras mas também para aliviar o sofrimento do adolescente provocado pelos sentimentos de embaraço, humilhação, avaliação negativa e até de rejeição que este percebe.