Focus Group

Gripos focaisUtilizamos a expressão investigação qualitativa como um termo genérico que agrupa diversas estratégias de investigação que partilham determinadas características. Os dados recolhidos são designados por qualitativos, o que significa que são ricos em pormenores descritivos relativamente a pessoas, locais e temas, e de complexo tratamento estatístico.

Faz parte desta metodologia a obtenção de dados descritivos mediante o contacto directo e interactivo do investigador com o objecto de estudo. O investigador procura compreender os fenómenos segundo a perspectiva dos participantes e da situação em estudo e daí fazer as suas interpretações (Neves, 1996). No âmbito da metodologia qualitativa podemos utilizar os grupos focais (focus group) na recolha de dados, que tem como objectivo compreender conhecimentos, percepções, crenças, atitudes, sentimentos e experiências dos indivíduos através dos seus múltiplos pontos de vista. A principal característica deste método e o que também o diferencia da entrevista individual é a dinâmica que a situação permite. Os grupos focais geram dados que são manifestamente o resultado de uma situação de grupo e por isso podem, em certa medida, gerar resultados diferentes das entrevistas individuais. Podem ser utilizados para discutir e aprofundar informações quantitativas, bem como para clarificar esses mesmos resultados, ou ainda contribuir para gerar hipóteses para pesquisas futuras.

Grupos focaisAs vantagens deste método incluem a possibilidade de obter muita informação proveniente de vários participantes num curto espaço de tempo, a diversidade de dados que resulta da interacção grupal, a espontaneidade e genuinidade, fruto também do sentimento de anonimato, que vai facilitar a partilha de opiniões e fazer diminuir o efeito de desejabilidade social. Permite uma reflexão mais profunda sobre determinados temas, opiniões e pontos de vista diferentes, sendo a recolha de dados sensível a variáveis culturais.

Em relação ao papel do entrevistador, este exerce um papel mais directivo no grupo assumindo ao mesmo tempo uma posição de facilitador do processo de discussão. Deverá ser suficientemente hábil para gerir uma relação pré-existente entre os participantes, ou pelo contrário, criar um ambiente descontraído e acolhedor de modo a permitir que participantes que não tenham conhecimento prévio entre si se possam sentir à vontade para partilhar ideias e opiniões (Rabiee, 2004).

Grupo FocalO método de grupos focais tem algumas limitações que incluem a) dificuldade em perceber se o resultado da interacção grupal reflecte ou não o comportamento individual, b) permite apenas abordar um número limitado de questões, c) tem limitações relativas ao papel do moderador a gerir dados/informação, exige experiência do entrevistador, d) dificuldade na análise dos dados devido a diferenças na dinâmica dos grupos e e) pode haver alguma dificuldade em conciliar disponibilidades e reunir os grupos (Gondim, 2003)

No que diz respeito à organização dos grupos focais, o número de grupos necessário será até se atingir a saturação teórica, entre três a cinco se a amostra não for excessivamente heterogénea e ou o tema excessivamente lato. A duração média será de uma a duas horas e o número de participantes de quatro a dez elementos. O setting deverá ser confortável e deverá responder às necessidades básicas dos participantes. Todo o equipamento necessário deve ser preparado e testado antecipadamente e as gravações devem contar com a autorização prévia dos participantes. As questões lançadas ao grupo devem ser directas, simples, breves e claras. Inicialmente mais gerais e gradualmente mais específicas. Abertas ou semi-abertas e focadas só num assunto. Deve evitar-se o porquê de modo a não correr o risco de obter respostas racionalizadas e socialmente aceites.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s