O que é ser assertivo?

A palavra assertividade tem origem no termo asserção. Fazer asserções significa afirmar, deriva do latim afirmare, ou seja, tornar firme, consolidar, confirmar  ou declarar com firmeza. A assertividade é mais do que um estilo de comunicação, é uma filosofia de vida!

Uma comunicação assertiva pressupõe uma comunicação criativa e transparente, através da qual os indivíduos expressam os seus desejos e necessidades, pensamentos e sentimentos, de forma direta e honesta, respeitando o ponto de vista e o direito dos outros. É um estilo de comunicação que permite a manifestação da vontade do emissor, a afirmação do seu eu, sem agredir nem ignorar o recetor. Uma atitude assertiva permite-nos ocupar o nosso espaço sem invadir o espaço do outro, uma virtude, uma vez que está no meio de dois extremos inadequados: o estilo agressivo e o estilo passivo.

O significado do termo “assertivo” pode por vezes ser distorcido, promovendo a resistência de algumas pessoas. Pode ser entendido por alguns, como sendo apenas um modo de comunicar frontal e objetivamente, em que está garantido o direito a dizer muitos “não” e poucos “sim” aos outros. Não é bem isso, a assertividade promove relações e comunicações éticas e respeitosas. Pode ser verbal ou não-verbal, na medida em que utiliza símbolos que expressam sinceridade e respeito, pelo próprio e pelo outro, com a finalidade de evitar ou dirimir conflitos que satisfaçam os interesses de ambas as partes.

Como estilo comportamental, ser assertivo é ser ativo, direto e honesto, de modo a transmitir uma impressão de autorrespeito e respeito pelos outros. Ativo, uma vez que se trata de um comportamento atuante, incisivo e decidido, ao contrário do reativo, que apenas surge quando é estimulado pela ação de outra pessoa. Direto porque economiza palavras, rodeios e justificações, ou seja, a mensagem consiste apenas numa frase nuclear, focada naquilo que deve ser comunicado. Quando usamos um excesso de palavras, corremos o risco de assumir a postura passiva e diluir a força da mensagem entre desculpas e justificações. Honesto porque não usa artimanhas ou manipulações para exercer influência.

Ainda sobre a assertividade, e uma vez que uma pessoa assertiva vence pela influência, atenção e negociação, oferecendo ao outro a possibilidade de cooperação, torna-se fundamental dar atenção à retaliação ou “comunicação de dupla interpretação. Uma vez que influenciar é conseguir que o outro pense ou faça o que se espera dele, essa influência tanto pode ser eficaz ao estabelecer confiança, cooperação e compromisso entre as partes, assim como pode ser ineficaz, se desenvolver sentimentos negativos como resistência, imposição e retaliação, porque uma das partes foi obrigada a ceder à vontade da outra.

Deste modo, a forma de influenciar, determina o tipo de relacionamento, motivação e “temperatura” do relacionamento interpessoal. A influência pode ser direta ou indireta. No primeiro caso, ocorre quando alguém diz diretamente ao outro que deve ser feito, no segundo é quando alguém, por meio de estratégias verbais e não-verbais, desenvolve um conjunto de argumentos em busca da concordância do outro, por meio do convencimento.

É importante referir que assertividade pressupõe flexibilidade. Uma pessoa assertiva tem desenvoltura e flexibilidade para se movimentar entre os comportamentos construtivos, ora influenciando o seu interlocutor, por meio da expressão natural dos seus sentimentos, opiniões e necessidades, ora aceitando ser influenciado, ou seja, ouvindo opiniões divergentes, pedindo e dando ajuda, numa “dança” de respeito mútuo, tendo em vista o entendimento e o evitamento de situações de conflito.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s