É comum ouvirmos dizer que a idade nos traz sabedoria mas afinal o que é isso de se ser sábio?
É possível definir-se sabedoria como a capacidade de se ter aprendido com a experiência, de ter ideias e de ter em conta diferentes pontos de vista. A sabedoria relaciona-se com o conhecimento interpessoal e intrapessoal do indivíduo e com a riqueza e complexidade de informação a que vai sendo exposto ao longo do seu ciclo de vida. Continue a ler “Idade e sabedoria”
O luto é uma reacção característica a uma perda significativa.
Estratégias de aprendizagem são acções mentais e comportamentais específicas adoptadas pelo aluno durante o processo ensino-aprendizagem, que têm por objectivo facilitar e consolidar a construção do seu conhecimento.

A psicoterapia é uma relação de ajuda assimétrica mas de carácter colaborativo entre o psicólogo/terapeuta e o cliente, que vai evoluindo ao longo do tempo.
A Perturbação de Ansiedade Social, também conhecida como Fobia Social, caracteriza-se por ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição a certos tipos de situações sociais ou de desempenho, que frequentemente conduzem ao comportamento de evitamento.
Faz-me sentido distinguir envelhecimento de velhice. A forma como o indivíduo enfrenta as dificuldades, resolve os problemas, escolhe as estratégias que lhe permitem viver melhor e sobretudo a forma como se relaciona com o mundo e com os outros, leva-me a considerar que não é apenas a idade cronológica, as rugas e outras alterações do aspecto físico, que determinam que se é velho.